30 março 2010

GLANDULA TIREÓIDE




A tireóide é uma glândula pequenininha localizada na região do pescoço em forma de borboleta e é muito importante, pois seu funcionamento reflete diretamente no controle do ritmo dos outros órgãos, sendo assim, se ela ficar desequilibrada, ocasiona em inúmeras disfunções no corpo.


A nossa alimentação reflete diretamente neste órgão podendo contribuir com o adequado funcionamento dela, mas também podendo prejudicá-la acarretando em problemas metabólicos.

Procure oferecer nutrientes e alimentos importantes para este órgão.

Vamos falar em seqüência sobre quais alimentos e nutrientes estão relacionados com a nutrição da glândula tireóide.

As células da tireóide possuem uma necessidade de nutrientes que não se restringe apenas ao iodo, zinco e selênio, mas também as vitaminas A,C, E, B2, B6 e B12 e o mineral ferro.

As características de uma alimentação que dá suporte a esta glândula incluem alimentos como:

-Ovos,
- Oleaginosas (castanha do Brasil e de caju, avelã, macadâmia, nozes e amêndoas)
- Feijões, Lentilha, Grão de bico,
-Semente de abóbora e semente de gergelim,
-Frutas e verduras escuras,
- Peixes
- Algas marinhas (Chlorella, Agar Agar)


Esse grupo de alimentos é fonte de nutrientes que participam como matéria prima na formação do hormônio T4 e da conversão deste em sua forma ativa T3. As enzimas que realizam esta conversão dependem de nutrientes presentes nestes alimentos bem como a estrutura e funcionamento geral das células da glândula.


Devemos nos preocupar também com os fatores que comprometem o funcionamento da tireóide como:

- Consumo excessivo de açúcar, café e álcool - Levam á exaustão da glândula.
- Glúten (trigo, centeio e cevada) - Gera a reação auto-imune.
- Deficiência dos nutrientes citados acima - Acometem o funcionamento da glândula.
- Mal funcionamento do fígado e intestino - Apresentam relação direta com a glândula.
- Excesso de metais pesados(chumbo, Cadmo, mercúrio) no organismo - Interferem no funcionamento adequado e geram inflamação.


Além de direcionar o cuidado da tireóide aos fatores alimentares, e a prevenção quanto a exposição a toxinas , alérgenos e metais pesados, outras ações contribuem para o equilíbrio da tireóide: exposição solar adequada, água e ar de qualidade, sono adequado, relaxamento, movimento, amor, relacionamento, e propósito. A glândula também precisa do fígado e intestinos íntegros para garantir seu adequado funcionamento. Tudo funciona bem quando nutrimos nossas células.


Então, procure um profissional capacitado para direcionar sua alimentação saudável, pois a grande fonte do bem estar está no estilo de vida!








Nenhum comentário:

Postar um comentário