13 janeiro 2010

ALIMENTAÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA

Você sabia que a inflamação do organismo é uma das maiores causas das doenças e principalmente da obesidade e envelhecimento precoce?




Os alimentos hoje podem ser classificados pelo seu fator de inflamação (FI) um sistema de classificação baseado no potencial inflamatório e anti-inflamatório que eles geram em nosso organismo. Esse índice revela se o que você coloca no prato ajuda ou atrapalha a sua saúde. Portanto temos os alimentos com FI NEGATIVO e alimentos com FI POSITIVO. Minha recomendação é sempre na prioridade de consumo dos alimentos que contêm antiinflamatórios naturais, ou seja, os com FI Positivo.

A inflamação acontece no organismo por vários mecanismos podendo estar relacionada a uma lesão, presença de bactérias e vírus, substancias químicas e agressões externas e normalmente desencadeiam sintomas visíveis como rubor, calor, edema e dor mas que também pode ocorrer internamente sem que seja percebida e esta é a mais perigosa, pois é a que gera problemas futuros, envelhecimento e dificuldade na redução do peso corporal. Os alimentos têm efeito importante nos níveis dos hormônios, podendo ativar ou inibir a ação inflamatória.

O consumo excessivo de alimentos com FI negativo gera maior inflamação no organismo e maior formação de tecido de gordura e vice versa.Neste sentido, entende-se que as pessoas com maior quantidade de tecido adiposo apresentam maior inflamação pois é no tecido de gordura onde se encontra a maior concentração desses contaminantes e eles também atrapalham o emagrecimento. Dentre este conceito, verdade é que quanto maior for a ingestão do indivíduo por alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares refinados e pobre em frutas , legumes e integrais maior será a estimulação do processo inflamatório.


FI negativo – provoca uma espécie de inflamação nas células, que ficam impedidas de exercer as funções, como eliminar toxinas. Para se defender, o organismo responde com mais inflamação. Em pouco tempo, aparecem inchaço, sistema imunológico baixo, envelhecimento e um organismo mais suscetível a doenças crônicas e obesidade.
Evite massas, pão e biscoito refinados, doce, refrigerante, carne gorda e frituras, leite e derivados em excesso.

FI positivo – ao contrário, tem ação antiinflamatória. Ajuda a combater a inflamação, deixando você menos resistente à perda de peso e mantém doenças, rugas e celulite à distância. São alimentos com nutrição positiva, com gordura boa, substâncias antioxidantes e antiinflamatórias (selênio, ômega 3, entre outros)
Inclua peixes, frutas, verduras, legumes, óleos vegetais.
Os principais alimentos: acerola, alho, cebola, salmão, azeite de oliva e semente de linhaça.



As refeições devem combinar carboidrato (pão e massa integrais, grãos, frutas e legumes), proteína magra (aves, peixes, leite e derivados desnatados) e gordura boa (castanhas, sementes, azeite de oliva).

Consuma no seu dia mais alimentos antiinflamatórios(FI positivo) do que inflamatórios (FI negativo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário