10 janeiro 2011

QUER PERDER BARRIGA?

Parte do corpo que incomoda muita gente e até mesmo quem tem peso ideal fica preocupado quando observa aquela saliência abdominal.

Para você que quer reduzir a circunferência da barriga ou reduzir a gordura abdominal localizada, neste mês irei falar de atitudes alimentares que contribuem para aumentar a barriga e explicarei o hábito alimentar que age a favor de uma barriga certinha e enxuta!

Fica a informação inicial de que cuidar da circunferência abdominal não é apenas uma questão estética, mas também uma questão de saúde. A gordura abdominal reflete maior propensão ao desenvolvimento de hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Outro fator importante é que quem tem gordura abdominal acumulada pode estar apresentando uma situação chamada “Resistência a insulina” definida por baixa capacidade de função da insulina no organismo, este fator além de estar relacionado a uma situação pré diabetes ainda faz um ciclo vicioso, pois favorece ainda mais o acumulo de gordura abdominal!

Conheça agora situações e atitudes que fazem com que seu corpo aumente a formação de gordura abdominal:

Jejum prolongado – ficar mais de 3 horas sem comer.

Alimentos de alto índice glicêmico – Consumir diariamente açucares, doces, farinha branca e alimentos preparados com ela (pães brancos, bolachas, salgadinhos).

Refeições exageradas: Comer grande quantidade de alimentos de uma só vez.

Baixo consumo de vitaminas, minerais e fibras– Não consumir verduras, legumes, frutas, grãos, e cereais integrais.

Estresse - Viver nervoso e preocupado também é um fator desencadeante de gordura abdominal, isso porque o corpo fica cheio de um hormônio chamado cortisol que desencadeia uma reação favorável ao aumento de células de gordura abdominal.

Quer se cuidar? Seguem algumas dicas :

- Realize café da manhã: Enquanto dormimos estamos poupando energia, tudo fica devagar dentro do nosso corpo e quando acordamos precisamos despertar o funcionamento dele. Sem energia e bons nutrientes pela manhã o metabolismo não é despertado, você gasta pouca energia e a gordura fica ali, estagnada!

- Beba líquidos como água, água de coco e sucos naturais(sem açúcar) : Estar hidratado mantém o metabolismo funcionando, o sistema linfático eficiente, a limpeza do organismo e age a favor da eliminação da gordura localizada.

- Faça refeições balanceadas: Fazer as refeições principais balanceadas garante os nutrientes adequados durante todo o dia. No seu café da manha escolha sempre uma fruta, um cereal ou pão integral e uma proteína magra como iogurte desnatado , queijo branco, peito de peru ou uma pastinha de grãos (grão de bico, ervilhas). No seu almoço e jantar tenha sempre maior quantidade de verduras e legumes, uma porção de cereal integral e/ou grãos e uma proteína magra (ovo, peixe, peru ou peito de frango) .

Coma várias vezes ao dia: entre as refeições principais encaixe pequenos lanches consumindo frutas, sucos naturais, cereais integrais e castanhas.

Atenção no tamanho das suas refeições: Evite refeições exageradas. Alimentos em grande quantidade em um único horário desencadeia e facilita a formação de células de gorduras. A cada refeição que você exagera na quantidade, novas células de gorduras são formadas.

Evite alimentos processados e industrializados: Esqueça! Os produtos químicos e forma como os nutrientes se encontram nesses alimentos inibem a liberação de energia e interferem na absorção de nutrientes que aceleram o metabolismo e a queima de gordura localizada, eles acabam deixando no seu corpo sobra de açucares e gorduras que irão justamente para a barriga. Portanto fique longe de biscoitos recheados, salgadinhos processados, bolachas de farinha branca, congelados de fáclil preparo, refrigerantes e sucos artificiais etc.

Controle a bebida alcoólica: Consumir álcool e principalmente bebidas fermentadas como a cerveja com freqüência, já está bem comprovado o problema, elas fazem sim aumento da gordura abdominal. As reações químicas que seus componentes exercem no organismo desencadeiam um metabolismo propicio a formação de gordura na região abdominal, principalmente! Controle este consumo!

Quer ainda garantir mais eficiência no cuidado com a barriga, consuma diariamente folhas verdes, linhaça, peixes como atum, salmão e sardinha, grãos como grãos de bico e feijão branco e frutas em geral.

É fácil se cuidar! Dê atenção a estas dicas e verá sua barriguinha indo embora dia após dia!


Um comentário:

  1. Olá Débora!
    Parabéns pelo seu blog!
    Está lindo e cheio de dicas legais!
    Continue assim!

    Abraços

    ResponderExcluir