11 março 2011

EFEITO PLATÔ – Quando o peso estabiliza e você para de emagrecer


Para aquelas pessoas que dizem que não conseguem emagrecer e dizem não saber mais o que fazer, pois já comem super pouco e nada do peso responder. Restringem a alimentação e vivem contando as calorias. Acreditam que fazem tudo direitinho e não agüentam mais resistir aos alimentos. E o peso continua ali, estável sem nenhum grama a menos ou então fica oscilando entre 1 kg a mais, 1 kg a menos, mas nada de bons resultados.

Isso é chamado efeito platô e está relacionado a uma adaptação do organismo a alimentação executada e a deficiência de nutrientes metabólicos que auxiliam no processo de emagrecimento e adequação da composição corporal (aumento de músculo e redução de gordura corporal).

O grande erro está em acreditar que para emagrecer basta reduzir as calorias da alimentação, comer pouquinho, passar fome, utilizar alimentos diet, light e pronto.
Mera ilusão!

Se reduzimos nossa quantidade de alimentos consumidos bem como as calorias teremos uma redução no peso sim, mas se esta alimentação não estiver nutritiva com todos os nutrientes importantes para o funcionamento do corpo, ele logo dará um jeito de se acostumar com o novo hábito restrito. Sem nutrientes o corpo não funciona bem. E é ai que o peso estabiliza, emperra. E então você fica se perguntando, se eu como tão pouquinho , como não consigo emagrecer?

Neste momento é hora de rever se sua alimentação está com qualidade, se você está consumindo todos os nutrientes que precisa, se sua digestão está correta, se a absorção está eficiente e se a excreção do que tem que ser eliminado está acontecendo de forma adequada. Todos estes fatores, tem relação com o emagrecimento!

A verdade é que seu corpo é todinho feito de nutrientes e estes nutrientes chegam até você através dos alimentos. Todos os dias seu corpo é regenerado através dos nutrientes que você consome e absorve. Portanto para que ocorra o emagrecimento, precisamos diariamente de nutrientes de qualidade e de uma digestão correta!

Exercício também é fundamental para manter o processo do emagrecimento e redução da gordura localizada.

Diante disso, deixo aqui algumas dicas para você que está com o peso estável:
- Evite passar fome!

- Preocupe-se mais com a qualidade dos nutrientes dos alimentos que você utiliza do que com as calorias que eles apresentam.

- Existem alimentos calóricos que ajudam o emagrecimento, é o caso do abacate, das castanhas, do azeite de oliva.

- Evite ficar mais de 3 horas sem se alimentar.

- Faça refeições nutritivas e pequenas, várias vezes ao dia.

- Evite refeições grandes e exageradas.

- Frutas, verduras e legumes são alimentos essenciais nas refeições para quem deseja a atingir e manter o peso ideal!

- BEBA ÁGUA durante todo o seu dia!

- Pratique atividade física! É essencial para a boa qualidade da composição corporal.

- Cultive bons pensamentos e acredite no seu objetivo!

3 comentários:

  1. Adorei o blog, dicas muito interessantes.
    Como funciona o acompanhamento online?
    Ana Paula (hanna_ap@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Eu cortei 1000 calorias e comecei a fazer exercícios em outubro de 2010, emagreci 20 quilos, mas ainda faltam 12, acho que entrei no platô, pois faz um mes que não emagreço e até aumentei exercicios, devo recalcular minha deita e restringir menos, uns 500 kcal?

    ResponderExcluir