28 março 2011

ALIMENTAÇÃO E SINDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS



Um assunto que há algum tempo gostaria de colocar. Observo entre minhas pacientes uma grande parcela de casos que acompanham este problema e queixam-se de dificuldade para emagrecer e acne comumente associados aos casos.


A Síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma desordem endócrina comum e freqüente em mulheres na idade reprodutiva. Estima-se que, no mundo, cerca de 105 milhões de mulheres entre 15 e 49 anos de idade apresentam a SOP. O quadro clínico da SOP é variável e pode ou não apresentar sintomas.


Fatores que podem vir associados relacionam-se a acne, produção excessiva de pêlos, distúrbio menstrual e infertilidade. O que a torna preocupante é que a SOP pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes mellitus do tipo 2, doenças cardiovasculares (DCV), obesidade, infertilidade e câncer do endométrio. Além disso, muitos desses casos encontram uma maior dificuldade em se manter no peso ideal e estão sempre na luta contra balança!


Sendo assim, o tratamento correto e a execução de ações que previnam os sintomas associados são essenciais para garantir saúde e qualidade de vida a estas pacientes. Mais uma vez a alimentação, particularmente a nutrição funcional, tem grande mérito pois através dela é possível regular os sintomas e garantir qualidade a este organismo.


Vamos então ao que interessa. Colocarei uma série de dicas para vocês que já convivem com a SOD ou que acabaram de descobri-la! E digo para que fiquem tranqüilas e que busquem um tratamento médico e um hábito alimentar saudável que tudo ficará bem!


1 Intestino:


Um sintoma quase que freqüentemente presente é o intestino desregrado (preso ou solto) ele normalmente se encontra em estado de disbiose intestinal. Neste caso tem sua barreira prejudicada e leva a um estado de inflamação no organismo que é um dos fatores que piora a ação da insulina, aumenta a deposição de gordura e influencia no animo e humor.

Para cuidar do seu intestino:

- Converse com seu nutricionista para realizar a reposição correta de lactobacilos.

- Beba muita água.

- Consuma no mínimo 3 frutas/dia

- Consuma no mínimo 3 tipos de verduras e legumes /dia.

- Consuma cereais integrais.

- Inclua aveia e semente de linhaça constantemente na sua alimentação.


2 Insulina Eficiente:


Como já descrito a insulina costuma ficar preguiçosa em casos de SOD. Portanto para deixar ela tinindo :

- Realize refeições de 3 em 3 horas.

- Evite permanecer mais de 3 horas sem se alimentar.

- Evite refeições exageradas em grande quantidade de alimentos.

- Controle doces e alimentos refinados com farinha branca

- Realize exercícios

- Faça refeições balanceadas.


3 Metabolismo ativo:


As recomendações do metabolismo ativo são quase que as mesmas da insulina eficiente. Fracionar a refeição em menores quantidades é uma das primeiras atitudes a ser mudada. Então, consumir entre 5 e 6 refeições em média por dia, com intervalos de mais ou menos 3 horas, dependendo do caso é fundamental, pois isso irá manter uma glicemia contínua que vai fazer o corpo ter uma resposta de insulina mais constante melhorando seu gasto energético. Não podemos deixar de lembrar mais uma vez a importância da prática de exercicios para este fim.


4 Corpo e Pele saudável :


Adote uma alimentação rica em fibras e evite o excesso de gorduras saturadas e trans (não exagerar no consumo de carnes vermelhas, leite e derivados, e evitar ao máximo os produtos industrializados que costumam ter grande quantidade de gordura saturada e/ou trans). O tipo da gordura influencia muito, portanto prefira sempre as oleaginosas (castanhas, avelãs, nozes, etc.), óleo de coco, em preparações cozidas, utilizar óleo de canola pra cozinhar e adicionar azeite de oliva extra-virgem ao final da preparação e na salada. Alimentos integrais, frutas vermelhas, damasco, romã, abobora, cenoura, linhaça, aveia e quinoa lhe ajudarão também neste cuidado.


5 Nutrientes importantes


Zinco – Cereais integrais , grãos em geral, semente de abobora, carnes

Cromo - Alimentos integrais, cogumelo, sementes oleaginosas,germém de trigo, brócolis


Magnésio - Tofu, grãos , folhas, cereais integrais, sementes oleaginosas, abacate, banana.

Vitamina E – Óleos vegetais e castanhas Inositol – Grãos em geral, uva passa, melão e laranja


Omega 3 – Peixes de água fria (salmão, sardinha, atum, congrio), farinha de linhaça.

Vanádio – Cogumelos, salsinha, azeitona, rabanete, peixes.

Vitamina B5 – Ovos, abacate, lentilha, couve flor, brócolis



A suplementação com estes nutrientes pode acontecer, entretanto suas dosagens são extremamente particulares e não devem ser suplementados sem o acompanhamento de um nutricionista, que é o profissional capacitado a orientar quais são os alimentos e suplementos ideais a serem consumidos para cada mulher com esta síndrome.



Basta organizar suas escolhas e atentar para o cuidado de consumo de nutrientes importantes que seu corpo ficará bem regulado e os sintomas da SOD não farão parte da sua vida!

Um comentário: