17 maio 2010

FOME A NOITE

É uma queixa comum e muito presente em indivíduos que apresentam sobrepeso e obesidade. Sua justificativa é única:

É uma conseqüência de um comportamento alimentar ruim.

Clara chega em meu consultório queixando-se :
_ Estou gorda, sinto-me pesada, e o pior, quase não como nada.
Quando avalio o dia de Clara vejo realmente que sua alimentação durante o dia é mínima, o único horário em que Clara come para valer é no final do dia, quando chega em casa e relaxa.
_ Chego em casa, começo comer e não consigo mais parar, belisco por todos os lados o que tiver na minha frente. Sinto fome, vontade, perco o controle para comer.

Pude acompanhar o depoimento de algumas clientes que manifestaram atitudes iguais ou próximas as de Clara que relatam a dificuldade que têm em controlar os impulsos alimentares à noite.

Algumas questões precisam ser consideradas, por quem sofre deste problema.
-Este é um sintoma comum em pessoas que fazem dietas restritivas
-É um sintoma presente na vida de pessoas que não comem adequadamente durante o dia.
-É um sintoma comum em pessoas que não realizam café da manha e/ou almoço.
-É presente em pessoas que consomem alimentos não nutritivos durante o dia.

Se temos uma alimentação restrita ou não nutritiva cabe ao nosso corpo pedir em algum momento, nutrientes e ele manifesta esta necessidade através da fome e da vontade, principalmente a noite, onde normalmente você está sem distrações.

O grande problema está em não nutrir adequadamente o organismo durante o dia.

Ocorre um desequilíbrio envolvendo os hormônios ligados à alimentação e também os neurotransmissores do cérebro bem como um acometimento de todos os sistemas orgânicos que dependem de nutrientes para funcionar bem.

Lembre-se:

Seu corpo é formado de nutrientes e deles precisa diariamente para funcionar bem. Se não oferecemos bons nutrientes diariamente para restauração e reestruturação dos sistemas corporais (cerebral, digestivo, circulatório, hormonal etc) ele ficará desregulado, entrará em “pane”. E o jeito que ele tem é demonstrar através da fome, vontade de comer.

Visto que o cérebro também está deficiente de nutrientes ele não consegue organizar as necessidades, ocorrendo a famosa compulsão por qualquer coisa. Esse tipo de alimentação não nutre adequadamente o organismo e acaba prejudicando a saúde, aumentando gordura e/ou perda de massa muscular.

Comer bem durante o dia remete no controle das vontades e na seleção adequada dos alimentos a serem consumidos em todos os horários.

Aprenda a organizar suas refeições. Isso é muito mais simples do que você imagina!


Nenhum comentário:

Postar um comentário