28 abril 2010

CONTÉM GLÚTEN - DÊ ATENÇÃO A ESSE CONSUMO


O glúten é um conjunto de proteinas que se encontra na semente de alguns cereais. Ele é a substancia que dá aos alimentos a extensibilidade e elasticidade proporcionando desta forma a consistência elástica e esponjosa dos produtos de panificação. Ele está presente nos seguintes cereais: trigo, centeio e cevado e em menores proporções na aveia.

O problema:
O problema do consumo excessivo do glúten é que a grande maioria dos indivíduos apresenta hipersensibilidade a esta substancia e o consumo dele faz com que ele atravesse a barreira intestinal, disparando o sistema de defesa do organismo que é representado pela liberação de substâncias pró inflamatórias,. Essas substancias liberadas e presentes diariamente no nosso organismo geram manifestações físicas, mentais e/ou emocionais não desejáveis, tais como ganho de peso, retenção hídrica, celulite, acne, cansaço, irritabilidade e o aparecimento de doenças a longo prazo como diabetes, tireoidites, cardiopatias, câncer entre outras.

Como o glúten desencadeia reações inflamatórias para a maioria das pessoas eu recomendo que se reduza a ingestão dos alimentos fonte dele. A quantidade a ser ingerida, o período de duração de restrição são diferentes a cada caso e são avaliados e orientados no sistema de acompanhamento nutricional online.

Para quem apresenta excesso de peso e deseja emagrecer esta restrição deve ocorrer visto que ele desencadeia reações inflamatórias no tecido de gordura refletindo um ciclo de aumento de gordura e dificuldade de perda da mesma.

A hipersensibilidade comum entre os indivíduos difere da doença celíaca em outros. Indivíduos portadores da doença celíaca não devem consumir alimentos que contém glúten de forma alguma, isso porque danifica a mucosa do intestino delgado prejudicando a absorção de diversos nutrientes, assim como o aparecimento de diversos sintomas, tais como diarréia, fadiga, anemia, irritabilidade, gases, indigestão, dermatite, entre outros.

Você que busca saúde, modere no consumo de alimentos fonte de glúten.

Abaixo algumas opções de alimentos que não contém glúten e podem substituir os que têm:
-Arroz, farinha de arroz, macarrão de arroz (Bifum)
-Milho, farinha de milho e fubá.
-Quinoa, farinha de quinoa, macarrão de quinoa.
-Soja, farinha de soja, biscoitos de soja
-Amaranto
-Batata
-Mandioquinha
-Mandioca, farinha de mandioca, tapioca, polvilho, maisena
-Aveia tem menores proporções
-Grãos (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico)
- Preparações como pão de queijo, biscoito de polvilho.
- Preparações como pães, bolos, panquecas utilizados com farinhas destes alimentos descritos acima.

Um comentário:

  1. Debora,

    Vc é de São Paulo>. Estou procurando uma nutricionista funcional aqui na cidade, pq ao ler seu artigo vejo que apresento muitos desses problemas apontados aqui.
    Qdo minha filha nasceu eu tive depressão pós parto, sem grandes motivos pra isso. Já fazem 5 anos que venho me tratando, mas comecei a observar a forte relação daquilo que como, e como me sinto. Além do que, tenho um sobrinho autista nos EUA, e vi que ele deveria restringir a ingestão de gluten tb. Daí eu comecei a perceber que o problema dele poderia ter a ver com o meu tb, uma vez q a mente de ambos está afetada, de formas diferentes e proporções diferentes, e nós dois apresentamos quadros alérgicos tb, e dele mais ligado a parte respiratória, e o meu aos problemas de pele.
    Como poderia entrar em contato com vc>.

    ResponderExcluir