22 agosto 2011

ÍNDICE GLICÊMICO, PARA QUE SERVE?




Os carboidratos ingeridos entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades.

O índice glicêmico de um alimento se refere à velocidade com a qual o carboidrato presente no mesmo irá aumentar os níveis de glicose no sangue.

Os carboidratos de alto índice glicêmico (rápida digestão e absorção) atravessam o sistema digestivo e chegam rapidamente ao sangue. Essa situação eleva os níveis de glicose, aumentando a secreção de insulina o que acarreta em super estimulação do pâncreas e maior formação de gordura localizada. Já os carboidratos de baixo índice glicêmico (lenta digestão e absorção) passam lentamente pelo sistema digestório e chegam aos poucos na corrente sanguínea, mantendo baixos os níveis de insulina, o que é ideal para nosso organismo permanecer mais saudável!

Quanto menor o índice glicêmico, menor aumento na glicemia o alimento causa.

A insulina é responsável por retirar as moléculas de açúcar da circulação e jogá-las para dentro das células onde são transformadas em energia. Conseqüentemente a insulina em excesso faz com que o corpo produza mais gordura, porque o excedente de açúcar transforma-se em triglicérides, uma gordura tão prejudicial quanto o colesterol. Isto faz com que a pessoa engorde e o pior, que a mesma sacrifique o pâncreas a produzir insulina em altas doses e no decorrer da vida perder a capacidade dessa produção, causando o diabetes.

Comer três laranjas levam 15 minutos, enquanto seu suco pode ser consumido em 2 minutos. Diferenças no conteúdo de fibra e no tempo de ingestão influenciam a resposta glicêmica.

A forma do alimento tem um impacto no tempo de digestão. O pão, por exemplo, é digerido mais rapidamente do que o macarrão.
Cozinhar o alimento em calor úmido ou calor seco influencia no índice glicêmico.

O consumo de alimentos com alto índice glicêmico têm ainda o efeito de promover uma falsa sensação de saciedade que dura no máximo duas horas.

Isso é fácil notar: quando se ingere uma refeição baseada em carboidratos como macarrão, batata, após poucas horas já se está com fome novamente.
Na realidade os melhores alimentos para se consumir ainda são as frutas, os legumes e as verduras somadas aos carboidratos com índices glicêmicos baixos mais as proteínas sem gorduras e os alimentos gordurosos como azeite de oliva, castanhas, leite e queijos. A combinação dos alimentos influencia na reabsorção dos mesmos.

Essa alimentação além de emagrecer ou manter o peso, dependendo das quantidades, promove saúde, diminui a produção de radicais livres e dá mais longevidade.