29 janeiro 2011

EQUILÍBRIO

Nosso corpo é a casa que recebemos para viver e com ele passamos toda nossa vida. Através dele, exercemos todas as atividades possíveis que nos são dadas, trabalhamos, nos comunicamos, interagimos uns com os outros e aproveitamos tudo o que a vida tem a nos trazer de bom! Se este corpo que nos pertence começa a emperrar por estar munido de algum problema, doença ou mal estar, nossa vida acaba ficando bem chata, temos que aprender então a conviver com a dor e deixar tanta coisa boa de lado ficando com grande sensação de impotência! Chato, não?

Imagine como deve ser difícil você em plena consciência do seu ser, não conseguir exercer as atividades que antes eram comuns e que tanto lhe fazem bem e isso por algo que você mesmo criou. É certo que envelhecemos e junto o nosso corpo também, mas o grande problema está em envelhecer o corpo antes da mente, acelerar o processo por puro descuido, por uma irresponsabilidade e não querer enxergar que estamos aqui para cuidar da nossa casa que é nosso corpo e diante de todos os prazeres que nos são dados, aprender a ter o EQUILÍBRIO!

E a grande maioria dos problemas surge em pessoas que desconsideram o cuidado consigo mesmo, que não exercitam a prática do equilíbrio, seja com má alimentação, falta de exercícios, uso de tóxicos, uso excessivo de alimentos prejudiciais, álcool entre outros.


Varias são as situações que precisamos exercitar o equilíbrio mas chamo atenção aqui logicamente para a alimentação. Entenda de uma vez por todas que somos constituídos daquilo que comemos e não seremos sobrecarregados e adoecidos diante do desenvolvimento de um hábito alimentar saudável.


Ponto 1 : A função primária dos alimentos é oferecer nutrientes para nosso corpo, para que ele se mantenha saudável e adequado.


Ponto 2: A função secundária dos alimentos é o prazer e o social.


Devemos unir os dois pontos e principalmente aprender a lidar com o ponto 2, onde muita gente considera como fator primário ou único da alimentação. Quando isso acontece é que aparecem os problemas!


Os agentes da nossa natureza não irão enfraquecer o nosso corpo mediante as suas exatas necessidades.

10 janeiro 2011

QUER PERDER BARRIGA?

Parte do corpo que incomoda muita gente e até mesmo quem tem peso ideal fica preocupado quando observa aquela saliência abdominal.

Para você que quer reduzir a circunferência da barriga ou reduzir a gordura abdominal localizada, neste mês irei falar de atitudes alimentares que contribuem para aumentar a barriga e explicarei o hábito alimentar que age a favor de uma barriga certinha e enxuta!

Fica a informação inicial de que cuidar da circunferência abdominal não é apenas uma questão estética, mas também uma questão de saúde. A gordura abdominal reflete maior propensão ao desenvolvimento de hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Outro fator importante é que quem tem gordura abdominal acumulada pode estar apresentando uma situação chamada “Resistência a insulina” definida por baixa capacidade de função da insulina no organismo, este fator além de estar relacionado a uma situação pré diabetes ainda faz um ciclo vicioso, pois favorece ainda mais o acumulo de gordura abdominal!

Conheça agora situações e atitudes que fazem com que seu corpo aumente a formação de gordura abdominal:

Jejum prolongado – ficar mais de 3 horas sem comer.

Alimentos de alto índice glicêmico – Consumir diariamente açucares, doces, farinha branca e alimentos preparados com ela (pães brancos, bolachas, salgadinhos).

Refeições exageradas: Comer grande quantidade de alimentos de uma só vez.

Baixo consumo de vitaminas, minerais e fibras– Não consumir verduras, legumes, frutas, grãos, e cereais integrais.

Estresse - Viver nervoso e preocupado também é um fator desencadeante de gordura abdominal, isso porque o corpo fica cheio de um hormônio chamado cortisol que desencadeia uma reação favorável ao aumento de células de gordura abdominal.

Quer se cuidar? Seguem algumas dicas :

- Realize café da manhã: Enquanto dormimos estamos poupando energia, tudo fica devagar dentro do nosso corpo e quando acordamos precisamos despertar o funcionamento dele. Sem energia e bons nutrientes pela manhã o metabolismo não é despertado, você gasta pouca energia e a gordura fica ali, estagnada!

- Beba líquidos como água, água de coco e sucos naturais(sem açúcar) : Estar hidratado mantém o metabolismo funcionando, o sistema linfático eficiente, a limpeza do organismo e age a favor da eliminação da gordura localizada.

- Faça refeições balanceadas: Fazer as refeições principais balanceadas garante os nutrientes adequados durante todo o dia. No seu café da manha escolha sempre uma fruta, um cereal ou pão integral e uma proteína magra como iogurte desnatado , queijo branco, peito de peru ou uma pastinha de grãos (grão de bico, ervilhas). No seu almoço e jantar tenha sempre maior quantidade de verduras e legumes, uma porção de cereal integral e/ou grãos e uma proteína magra (ovo, peixe, peru ou peito de frango) .

Coma várias vezes ao dia: entre as refeições principais encaixe pequenos lanches consumindo frutas, sucos naturais, cereais integrais e castanhas.

Atenção no tamanho das suas refeições: Evite refeições exageradas. Alimentos em grande quantidade em um único horário desencadeia e facilita a formação de células de gorduras. A cada refeição que você exagera na quantidade, novas células de gorduras são formadas.

Evite alimentos processados e industrializados: Esqueça! Os produtos químicos e forma como os nutrientes se encontram nesses alimentos inibem a liberação de energia e interferem na absorção de nutrientes que aceleram o metabolismo e a queima de gordura localizada, eles acabam deixando no seu corpo sobra de açucares e gorduras que irão justamente para a barriga. Portanto fique longe de biscoitos recheados, salgadinhos processados, bolachas de farinha branca, congelados de fáclil preparo, refrigerantes e sucos artificiais etc.

Controle a bebida alcoólica: Consumir álcool e principalmente bebidas fermentadas como a cerveja com freqüência, já está bem comprovado o problema, elas fazem sim aumento da gordura abdominal. As reações químicas que seus componentes exercem no organismo desencadeiam um metabolismo propicio a formação de gordura na região abdominal, principalmente! Controle este consumo!

Quer ainda garantir mais eficiência no cuidado com a barriga, consuma diariamente folhas verdes, linhaça, peixes como atum, salmão e sardinha, grãos como grãos de bico e feijão branco e frutas em geral.

É fácil se cuidar! Dê atenção a estas dicas e verá sua barriguinha indo embora dia após dia!