26 maio 2010

VOCÊ SABE O QUE É DISBIOSE ?


Disbiose é um estado que ocorre no trato gastrointestinal quando há um desequilíbrio das bactérias da flora intestinal e um aumento da permeabilidade das células absortivas.


Quando os dois fenômenos, aumento da permeabilidade e quebra no equilíbrio das bactérias intestinais, estão presentes, ocorre a Disbiose, um estado ameaçador que favorece o aparecimento de inúmeras doenças. A Disbiose inibe a formação de vitaminas produzidas no intestino e permite o crescimento desordenado de fungos e bactérias capazes de afetar o funcionamento do organismo, inclusive do cérebro, com conseqüências significativas sobre as emoções.

Nosso intestino abriga algo em torno de 30 a 50 trilhões de microorganismos, vários desses microorganismos podem provocar doenças, mas sua presença é controlada por bactérias benéficas ao organismo. Essas bactérias favoráveis estão em estado de equilíbrio muito delicado. Nós propiciamos abrigo e alimento a elas, e elas produzem vitaminas e alguns antibióticos naturais. O acúmulo de agressores ao intestino costuma provocar alterações importantes nesse equilíbrio, resultando um aumento perigoso no número das bactérias nocivas e na redução das bactérias benéficas.

Nosso sistema intestinal é um imenso filtro que mede em torno de 7 metros. Quando suas paredes estão em bom estado, os nutrientes são bem absorvidos e as toxinas presentes não conseguem penetrar na corrente sanguínea. Se a permeabilidade do intestino estiver alterada, partículas de alimento mal-digeridas, toxinas e radicais livres conseguem entrar na corrente sanguínea em alta quantidade isso acarreta em alergias, doenças e envelhecimento precoce do organismo. As partículas de alimento mal digeridas são interpretadas pelo sistema imunológico como intrusos, gerando a formação de anticorpos. Por motivos que ainda não compreendemos inteiramente, o organismo reage ao anticorpo que ele mesmo formou fabricando um novo anticorpo. E esse conjunto de reações facilita o aparecimento de doenças auto-agressivas (auto-imunes). Além disso, algumas partículas de alimento mal digeridas e absorvidas podem formar complexos que chegam ao cérebro e geram sintomas comuns como ansiedade ou depressão. Vários metais pesados, como o chumbo, mercúrio ou alumínio, também conseguem entrar na corrente sanguínea se a permeabilidade estiver comprometida.

A Disbiose costuma aparecer principalmente pela má alimentação e pelo hábito alimentar errado. O baixo consumo de fibras e a prisão de ventre contribuem também. O uso de antibióticos, as infecções e a presença de parasitas intestinais podem ser fatores agravantes.

Sintomas de pessoas que apresentam a disbiose costumam ser prisão de ventre crônica, gazes, cólicas ou diarréias freqüentes. Alergias, acne, sensação de depressão também pode ser indicativos.

O tratamento é realizado primordialmente com a reestruturação do hábito alimentar, aumento no consumo de frutas, verduras e legumes. Em seqüência administração de probióticos em grande volume, que são bacilos intestinais benéficos, consumo de prébioticos que são alimentos que oferecem nutrição as boas bactérias e nutrientes antioxidantes com grande ação na parede intestinal.

PROTEJA SEU INTESTINO UTILIZANDO ALGUNS ALIMENTOS:

· Frutas, verduras e legumes de 3 a 4 x ao dia;
· Cereais Integrais sem glúten (arroz integral, amaranto e quinua): Rico em fibras que tem papel importante no bom funcionamento do intestino.
· Chá de hortelã: Estimula a produção de ácido clorídrico, melhorando a digestão
· Vinagre de maçã: Além de antioxidante ajuda a aumentar a acidez gástrica, melhorando a digestão;
· Sementes de abóbora: Tem ação vermífuga;
· Orégano e alecrim: Essas ervas são antifúngicas e antiparasitárias.
· Linhaça: Fonte de ômega 3, lignanas, proteínas, fibras solúveis e insolúveis e compostos fenólicos de ação antioxidante. Proporciona melhor os nutrientes se for levemente triturada logo antes do consumo.
· Farinha de banana verde: Apresenta alto conteúdo de amido resistente, presente na polpa da fruta. Fonte de vitaminas A e do complexo B, dos minerais potássio, magnésio, ferro, cálcio e fósforo. Rica em fibras. Encontrada em pó. Pode ser adicionada a frutas, sucos e em preparações como bolos, tortas e massas de pães.
· Óleo de coco: Fonte natural de ácido caprilico, tem importante efeito antifúngico. Tem ação antioxidante e é fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM) que favorecem a nutrição intestinal.
· Aloe Vera: Na forma de suco concentrado, é também conhecida como babosa. É rica em nutrientes reduz o tempo do trânsito intestinal e ação de toxinas.
· Glutamina: Aminoácido abundante do organismo. Estimula a síntese de glutationa – um antioxidante encontrado em alta concentração na mucosa intestinal. É usado para recuperar a integridade da mucosa do intestino. Estimula também a resposta imunológica. Comercializado em pó ou sachê. Pode ser misturado a água ou sucos.

17 maio 2010

FOME A NOITE

É uma queixa comum e muito presente em indivíduos que apresentam sobrepeso e obesidade. Sua justificativa é única:

É uma conseqüência de um comportamento alimentar ruim.

Clara chega em meu consultório queixando-se :
_ Estou gorda, sinto-me pesada, e o pior, quase não como nada.
Quando avalio o dia de Clara vejo realmente que sua alimentação durante o dia é mínima, o único horário em que Clara come para valer é no final do dia, quando chega em casa e relaxa.
_ Chego em casa, começo comer e não consigo mais parar, belisco por todos os lados o que tiver na minha frente. Sinto fome, vontade, perco o controle para comer.

Pude acompanhar o depoimento de algumas clientes que manifestaram atitudes iguais ou próximas as de Clara que relatam a dificuldade que têm em controlar os impulsos alimentares à noite.

Algumas questões precisam ser consideradas, por quem sofre deste problema.
-Este é um sintoma comum em pessoas que fazem dietas restritivas
-É um sintoma presente na vida de pessoas que não comem adequadamente durante o dia.
-É um sintoma comum em pessoas que não realizam café da manha e/ou almoço.
-É presente em pessoas que consomem alimentos não nutritivos durante o dia.

Se temos uma alimentação restrita ou não nutritiva cabe ao nosso corpo pedir em algum momento, nutrientes e ele manifesta esta necessidade através da fome e da vontade, principalmente a noite, onde normalmente você está sem distrações.

O grande problema está em não nutrir adequadamente o organismo durante o dia.

Ocorre um desequilíbrio envolvendo os hormônios ligados à alimentação e também os neurotransmissores do cérebro bem como um acometimento de todos os sistemas orgânicos que dependem de nutrientes para funcionar bem.

Lembre-se:

Seu corpo é formado de nutrientes e deles precisa diariamente para funcionar bem. Se não oferecemos bons nutrientes diariamente para restauração e reestruturação dos sistemas corporais (cerebral, digestivo, circulatório, hormonal etc) ele ficará desregulado, entrará em “pane”. E o jeito que ele tem é demonstrar através da fome, vontade de comer.

Visto que o cérebro também está deficiente de nutrientes ele não consegue organizar as necessidades, ocorrendo a famosa compulsão por qualquer coisa. Esse tipo de alimentação não nutre adequadamente o organismo e acaba prejudicando a saúde, aumentando gordura e/ou perda de massa muscular.

Comer bem durante o dia remete no controle das vontades e na seleção adequada dos alimentos a serem consumidos em todos os horários.

Aprenda a organizar suas refeições. Isso é muito mais simples do que você imagina!


09 maio 2010

PÃO SEM GLÚTEN



Ingredientes:


4 colheres de semente de linhaça (marrom ou dourada)

3 colheres de óleo vegetal (girassol, soja, milho)

1 colher de sopa de óleo de coco virgem ou de manteiga.

1 xícara de água1 ovo1 colher de chá de sal marinho

2 colheres de açúcar ( a melhor opção é o demerara )

1 xícara de polvilho doce

1 xícara de amido de milho1 xícara farinha de arroz

1 envelope de fermento biológico instantâneo


Modo de preparo:


Bater no liquidificador a linhaça com o óleo, a água e o ovo até ficar uma mistura homogênea.Em uma tigela, juntar a farinha de arroz, o polvilho, o amido de milho,o sal, o açúcar e o fermento e misturar bem.Juntar nesta mesma tigela, a massa batida pelo liquidificador e misturar bem até ficar uma massa homogênea.Untar a forma, colocar a massa e deixar descansar por 20 a 30 minutosLevar ao forno pré aquecido por 30 a 40minutos.Assim que retirar do forno passar com o auxilio de um pincel uma colher de chá de óleo de coco ou manteiga. Isto evita que a cobertura ser quebre no momento do corte.

Recomenda-se guardar este pão na geladeira para melhor conservação. Aquecer na hora de comer. Fica muito bom em sanduiches quentes!


Crie uma boa refeição!