13 janeiro 2010

ALIMENTAÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA

Você sabia que a inflamação do organismo é uma das maiores causas das doenças e principalmente da obesidade e envelhecimento precoce?




Os alimentos hoje podem ser classificados pelo seu fator de inflamação (FI) um sistema de classificação baseado no potencial inflamatório e anti-inflamatório que eles geram em nosso organismo. Esse índice revela se o que você coloca no prato ajuda ou atrapalha a sua saúde. Portanto temos os alimentos com FI NEGATIVO e alimentos com FI POSITIVO. Minha recomendação é sempre na prioridade de consumo dos alimentos que contêm antiinflamatórios naturais, ou seja, os com FI Positivo.

A inflamação acontece no organismo por vários mecanismos podendo estar relacionada a uma lesão, presença de bactérias e vírus, substancias químicas e agressões externas e normalmente desencadeiam sintomas visíveis como rubor, calor, edema e dor mas que também pode ocorrer internamente sem que seja percebida e esta é a mais perigosa, pois é a que gera problemas futuros, envelhecimento e dificuldade na redução do peso corporal. Os alimentos têm efeito importante nos níveis dos hormônios, podendo ativar ou inibir a ação inflamatória.

O consumo excessivo de alimentos com FI negativo gera maior inflamação no organismo e maior formação de tecido de gordura e vice versa.Neste sentido, entende-se que as pessoas com maior quantidade de tecido adiposo apresentam maior inflamação pois é no tecido de gordura onde se encontra a maior concentração desses contaminantes e eles também atrapalham o emagrecimento. Dentre este conceito, verdade é que quanto maior for a ingestão do indivíduo por alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares refinados e pobre em frutas , legumes e integrais maior será a estimulação do processo inflamatório.


FI negativo – provoca uma espécie de inflamação nas células, que ficam impedidas de exercer as funções, como eliminar toxinas. Para se defender, o organismo responde com mais inflamação. Em pouco tempo, aparecem inchaço, sistema imunológico baixo, envelhecimento e um organismo mais suscetível a doenças crônicas e obesidade.
Evite massas, pão e biscoito refinados, doce, refrigerante, carne gorda e frituras, leite e derivados em excesso.

FI positivo – ao contrário, tem ação antiinflamatória. Ajuda a combater a inflamação, deixando você menos resistente à perda de peso e mantém doenças, rugas e celulite à distância. São alimentos com nutrição positiva, com gordura boa, substâncias antioxidantes e antiinflamatórias (selênio, ômega 3, entre outros)
Inclua peixes, frutas, verduras, legumes, óleos vegetais.
Os principais alimentos: acerola, alho, cebola, salmão, azeite de oliva e semente de linhaça.



As refeições devem combinar carboidrato (pão e massa integrais, grãos, frutas e legumes), proteína magra (aves, peixes, leite e derivados desnatados) e gordura boa (castanhas, sementes, azeite de oliva).

Consuma no seu dia mais alimentos antiinflamatórios(FI positivo) do que inflamatórios (FI negativo).

07 janeiro 2010

PORQUE SE PREOCUPAR COM O CONSUMO DE VITAMINAS E MINERAIS?



Apesar das vitaminas e dos sais minerais serem conhecidos como micronutrientes e serem necessários em quantidades menores que os macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos), não deixam de ser de extrema importância para a boa nutrição. São as vitaminas e minerais que ajudam o corpo a funcionar adequadamente, realizando tudo de forma organizada e correta além de fazerem parte dos tecidos corporais.
As principais fontes de vitaminas e minerais são as frutas, verduras, legumes, leite e derivados, carnes e cereais integrais. A correria do dia muitas vezes impede que tenhamos uma alimentação com essas características. Outro fator importante é que o estresse, poluição, consumo de álcool e fumo fazem com que ocorra um aumento das necessidades diárias de algumas vitaminas e minerais. Assim, nunca é demais repetir que a saúde e bem estar podem ser conquistados e preservados com uma alimentação completa, organizada, variada e colorida.


A nutrição funcional, ramo da nutrição a qual me dedico, foca grande parte do conhecimento na ação direta dos micronutrientes no organismo relacionando-os a toda qualidade de funcionamento orgânico, prevenção de doenças e envelhecimento e no que a deficiência desses compostos causam ao nosso corpo.


Você sabia que vontade de comer doces pode ser controlada por adequação de micronutrientes no organismo; e que celulite, estrias, rugas também podem ser prevenidas pelo consumo correto desses nutrientes; que podemos tratar uma patologia utilizando micronutrientes ao invés de drogas.


Existem cada vez mais estudos focados nesta área. Eu como nutricionista defendo intensamente em primeiro plano a adequação nutricional do organismo de meus clientes. Quando nutrimos corretamente o organismo tudo funciona melhor pois tudo dentro do nosso corpo seja, batimento cardíaco, contração muscular, hormônios, e até sensações, são controladas por micronutrientes.


Portanto pense que alimentação, antes de mais nada, tem o principal papel de oferecer vitaminas e minerais para nossa adequação orgânica.

04 janeiro 2010

SALADA FAZ TODA DIFERENÇA


A salada é uma preparação culinária composta por uma diversidade de alimentos diferentes de cores contrastantes. Ela pode ser um prato completo. Sempre atraente, não desmerece a qualidade de essencial ao ser humano, sendo responsável por inumeras ações quando pensamos em equilibrio.

Lembremos que a salada da qual me refiro são saladas com base de hortaliças, incluindo verduras, legumes e frutas, podendo ser acrescidade de pequenas doses de ingredientes extras como queijos, carnes, grãos, cereais e crocancias!

A união de texturas e adição de ingredientes como o azeite de oliva, limão, sal, ervas, pequenas doses cremosas e até um molhinho de pimenta contribuem para seu “grand finale” em sabor.

É ela, a SALADA, que em uma refeição aumenta a saciedade, é ela que oferece a maior variedade de nutrientes, é ela que filtra as substancias ruins não permitindo que passem a nossa corrente sanguinea.

Além do mais, comer salada, aumenta o metabolismo coporéo fazendo com que gastemos mais energia no nosso dia! Incrivelmente, o hábito de consuimir salada faz toda a diferença na vida de um ser humano e nos reflexos da sáude. Sozinha como refeição ou acompanhando outros pratos é sempre agradável, agregando valor em todos os sentidos.

Quem come salada é mais feliz, mais saudável e mais completo.